7 PASSOS PARA ACABAR COM A PROCRASTINAÇÃO

Todo mundo tem que lidar, uma hora ou outra, com a procrastinação que é o hábito de deixar tudo para depois. É difícil assumir a autorresponsabilidade pelos seus atos, porém, já que a internet oferece uma quantidade ilimitada de alternativas para escolhermos, em vez termos foco e concluirmos o nosso trabalho passamos a procrastinar.

 

PASSO 7: APRENDER A SE COMPROMETER

 

Pense quando você frequentava a faculdade, em que praticamente todo mundo se gabava de ter ficado milagrosamente acordado a noite toda para estudar? Mas deixar para última hora e estudar ou trabalhar a noite inteira está longe do ideal em termos da qualidade de vida.

 

PASSO 6: DEFINIR METAS REALIZÁVEIS

 

A motivação é importante para alcançar a meta= (objetivo + prazo), bem como os planos que você constrói para chegar lá. O pensamento abstrato sobre os objetivos ajuda na hora da disciplina. Sonhar grande consome as mesmas energias de sonhar pequeno, porém, a ação é quem transforma o sonho em meta e a meta em realizações.

 

PASSO 5: ORGANIZAR O SEU TEMPO

 

Na noite anterior, crie uma simples lista de tarefas (esqueça aplicativos, vá de papel e caneta) consistindo de três grandes coisas que você quer prontas no dia seguinte. Mantenha essa lista ao alcance, em sua mesa ou bolsa. Com uma lista clara do que trabalhar no dia seguinte não perca o seu foco.

 

PASSO 4: REDIRECIONAR OS OBJETIVOS

 

Ser muito duro consigo mesmo por procrastinar não é saudável. A autoculpa é definitivamente contraprodutiva. A pesquisa analisou os hábitos para estudar de 50 participantes em particular, e concluiu que o “perdão permite que o indivíduo supere seu comportamento mal adaptado” e se concentre no próximo exame, sem a carga de atos passados que dificulta a aprendizagem.

 

PASSO 3: CONHECER OS PILARES DA PROCRASTINAÇÃO

 

De acordo com este estudo existem quatro pilares da procrastinação que influenciam a população em geral. Identificar qual deles está lhe impedindo de fazer uma determinada tarefa pode ser útil para superar a barreira inicial de começá-la – que é a parte mais difícil:

 

Tarefa de baixo valor: Quando consideramos uma tarefa desagradável ou chata, ou pouco importante para nosso objetivo final, podemos tentar transformá-la em mais agradável para poder concluí-la, como, por exemplo, escrever um projeto sentado na mesa de um restaurante tomando seu drink preferido.

 

A personalidade: Desempenha um papel na procrastinação. Algumas pessoas são mais impulsivas do que outras. A vantagem é que, embora seja difícil de controlar a ansiedade é muito mais fácil controlar o ambiente.
Expectativas: Se você espera completar uma tarefa facilmente, então é menos provável que você procrastine. Este pilar é um pouco mais difícil de “burlar”, mas o melhor truque é simplesmente perceber que o primeiro passo é muitas vezes o mais difícil de ser dado. Executar será muito menos terrível do que imaginamos que é, por isso, se pudermos dedicar pelo menos 5 minutos para tentar algo, podemos ver no que vai dar.
Medo de falhar: O medo do fracasso é uma coisa real para muitos procrastinadores. Este pilar tem realmente a ver com estar confiante em suas habilidades. A dica aqui é começar e finalizar um determinado projeto. Só partir para o próximo, quando o primeiro estiver concluído.

PASSO 2: TER O SONHO CERTO

 

O sonho em excesso é um assassino de metas e uma enorme razão para as pessoas procrastinarem juntamente com o perfeccionismo. De acordo com esse estudo ter muitas fantasias, quando você pensa muito grande pode estar sabotando seus sonhos.

 

Os participantes do meu estudo estavam à procura de um emprego

 

Aqueles que passaram mais tempo sonhando com a obtenção de um emprego tiveram um desempenho pior. Dois anos depois de sair da faculdade, os sonhadores tinham se inscrito para menos vagas de trabalho, recebido menos ofertas, e, se estavam trabalhando, tinham salários mais baixos.

 

Visualizações positivas podem ser motivadoras e inspirar as pessoas, no entanto, o erro está no que nós visualizamos. Os participantes que se envolveram em visualizações e incluíam o que precisava ser feito para alcançar seu objetivo (entraram em ação enviando currículos e frequentando treinamentos) eram mais propensos a conquistar uma vaga no mercado de trabalho. A visualização do processo funciona porque ajuda a chamar a atenção sobre os passos necessários para atingir sua meta. Então não se preocupe com seus sonhos, apenas certifique-se que você não está se focando na recompensa sem pensar nos passos necessários para que ela venha se tornar uma realidade, sonhar e agir simultaneamente.

PASSO 1: APRENDER A DIZER NÃO

 

Para muitos de nós, a procrastinação vem de uma sobrecarga de obrigações. Nossa capacidade de dizer “não” às coisas que não estão realmente nos movendo em direção a nossas metas é uma habilidade difícil de aprender, mas quando estamos sufocados sob um monte de tarefas sem sentido, é que percebemos como a desorganização começa a interferir no nosso cotidiano.

 

A produtividade requer a eliminação radical da procrastinação que vem sempre acompanhada da autossabotagem, passando a dar desculpas esfarrapadas por não cumprir com os compromissos, essa atitude gera desgastes no seu casamento, na educação dos seus filhos e na sua profissão.

 

Pode parecer egoísta, mas você tem que cuidar de si mesmo, para que possa cuidar de qualquer outra coisa ou pessoa. Quantos casais nos procuram querendo engravidar e durante o processo do Perdão sem Lágrimas, percebem que não sabem cuidar de si mesmo, e como irão assumir responsabilidade por uma criança.

 

Portanto, desenvolva a capacidade de erradicar de uma vez por todas com a procrastinação, deixando de ser autos sabotador, tornando-se uma prioridade em sua vida e acreditando que você merece todos os benefícios por assumir compromisso com sua existência.

 

Pense nisso!

Neves Batista – Coach do Perdão sem Lágrimas

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