AUTOCONHECIMENTO COM O PERDÃO SEM LÁGRIMAS

O autoconhecimento é a capacidade que o indivíduo desenvolve para realizar uma profunda viagem ao seu interior. Esse processo nos faz compreender porque reagimos à determinada situação e nos tornamos capazes de fazer uma escolha mais consciente, e que, consequentemente, nos leva a uma satisfação e sentido de vida cada vez mais significativo.

Trata-se da percepção que cada ser humano tem de si mesmo. Diz respeito ao conhecimento e à compreensão dos seus estados internos, emoções e intuições, bem como, ao efeito dos sentimentos em sua vida.

Perceber é diferente de olhar. Quando a pessoa desenvolve essa competência passa a ver a vida de forma diferente, e sabe compreender os seus semelhantes, porque aprende a refletir sobre o cotidiano.

Quando você passa por momentos de imersão com a metodologia do Perdão sem Lágrimas, reflete sobre o que é, e logo pensa como seriam as oportunidades passadas quando incorporadas aos avanços, por meio das experiências que acumulou pelos anos vividos.

Para adotar o autoconhecimento é imprescindível compreender os sentimentos negativos e positivos que permeiam todo o seu ser.

Por isso, há necessidade do ser humano aprender como conhecer a si próprio, identificar os dois lados da moeda.

Lado negativo x positivo

 

LADO NEGATIVO LADO POSITIVO
Egoísmo Solidariedade
Orgulho Simplicidade
Vaidade Humildade
Raiva Perdão
Medo Coragem

Se a pessoa procura controlar seu lado negativo e passa a se amar mais, os comportamentos positivos vão aflorar por meio de novas atitudes de alegria, merecimento e felicidade.

As atitudes são integradas por componentes cognitivos, afetivos e comportamentais – entende-se que é comum que a pessoa passe a assumir mudanças comportamentais, seja por meio de uma nova experiência ou através de informações que interfiram em suas atitudes cognitivas e afetivas.

Por sua vez, as atitudes serão constituídas por uma manifestação exterior. À medida que você aprende a refletir sobre suas atitudes, provavelmente, evitará cometer os mesmos erros do passado e passa a adotar um comportamento assertivo.

As atitudes podem ser consideradas positivas ou negativas por meio de uma autoavaliação precisa, que não é uma tarefa das mais fáceis, pois temos dificuldade de olhar para o nosso interior e descrever quem somos.

Por isso, é de suma importância que você aprenda a mudar seus comportamentos por intermédio do desenvolvimento de novas habilidades:

  • Se conhecer melhor;
  • Se valorizar mais;
  • Amar a si próprio (autoestima); Se cuidar melhor (pensamentos, palavras e ações);
  • Amar uns aos outros, para poder amar a DEUS!;
  • Transformar-se na mudança que você quer ver no outro;
  • O mundo é a universidade da vida e o seu lar o templo onde a sabedoria divina habita.
  • Lembre-se que Deus tem um excelente projeto de vida para você, saiba se sentir merecedor.

Agradecer a Deus todos os dias por sua vida, sua saúde, sua família, seus pais, seus filhos, seu cônjuge e tudo que você conquistou no presente e ainda vai conquistar no futuro.

Pense nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *