O CIÚME É AUSÊNCIA DO EQUILÍBRIO EMOCIONAL

O ciúme é uma forma de desconfiança entre os parceiros, existe porque um dos cônjuges inicia um processo de suspeita, passando a persegui-lo e invadir sua privacidade, olhando sua caixa de mensagens no celular ou na internet, seguindo todos os seus passos.

O ciúme pode se tornar uma obsessão, devido ao medo de perder a pessoa amada, quando você encontra-se com ciúme, está deixando seu inimigo interior tomar conta da sua vida e fazer você perder o equilíbrio.

Durante o processo de ciúme as pistas vão aparecendo em todos os lugares e você cada vez mais aumenta a desconfiança a respeito do seu relacionamento. Adote a sua memória que é o seu anjo da guarda, para se curar do ciúme, isso é possível com os exercícios da neurociência.

E o mais chocante é que cada crise de ciúme que você tem, vai aumentando o ressentimento – que é um sentimento doente, a mágoa e as preocupações a respeito do outro. Normalmente o ciúme vicia, ou seja, você não confia em si mesmo e precisa alimentar o ciúme para se sentir seguro, isso é muito prejudicial para sua vida, pois se seu parceiro lhe deixar, você vai adoecer.

O ciúme excessivo pode ser considerado uma doença,  quem se encontra com um grau elevado de ciúme começa a criar histórias a respeito de coisas que ainda não existem, ouvir vozes que incitam a vingança, quantas pessoas perderam suas vidas devido o ciúme.

O primeiro passo é conter o ciúme, se pergunte, isso está existindo mesmo ou é somente coisa da minha imaginação? Se você ficar utilizando a emoção do ciúme, cedendo a atitudes suspeitas só vai servir para avivar as fantasias negativas a respeito do seu parceiro.

Comece a canalizar a energia gasta em preocupação – é pensar que uma coisa que aconteceu no passado se repetirá novamente. Tente escrever todas as coisas que gosta em você, ressalte seus pontos fortes. Adote afirmações positivas a respeito de si próprio. Pense também no que precisa melhorar em você hoje, para atrair um relacionamento saudável amanhã.

É recomendável pelos profissionais de saúde, que se você está sentindo ciúme infundado, procure um tratamento junto ao psicanalista – é o especialista que atua nas causas decorrente da falta de amor do paciente e na sua sexualidade. Além de buscar o apoio do Coach para aflorar a liderança em sua vida, recuperar sua autoconfiança e cultivar a inteligência interpessoal.

 

Pense nisso!

 

Por Neves Batista – Coach do Perdão sem Lágrimas

 

Fonte: Construindo famílias saudáveis. Caicó[RN]: Indic, 2015.

ISBN – 978-85-67093-06-2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *